O Coletivo




"Quando eu morrer,
não quero choro, nem vela
Quero uma fita amarela
gravada com o nome dela.
Não quero flores,
nem coroa com espinho
Só quero choro de flauta
com violão e cavaquinho."
Noel Rosa, nossa inspiração...


Pensado para incentivar e difundir a produção artística rio-grandina, o Coletivo Fita Amarela é um grupo independente composto por profissionais de diversas áreas, interessados em trocas culturais e em processos de organização, elaboração e execução de projetos de arte local. O espetáculo Noel 100 Noel, realizado em dezembro de 2010 em comemoração ao centenário do artista, marcou o início das atividades do Coletivo Fita Amarela que, ao provocar e criar espaços de circulação da arte em Rio Grande e para além da cidade, quer colaborar com a consolidação de uma cultura de apreciação de obras autorais e promover espaços de conversa sobre arte na cidade.

Quando o Fita Amarela se formou, um dos primeiros combinados foi a promoção de uma atividade cultural mensal, a partir da música, com entrada livre, organizada para ser lugar de discussão da produção artística da cidade. Conforme a ideia foi crescendo nas reuniões do grupo, três tipos de ações foram se desenhando como eventos: o Papo Fita, o Toca Fita, e o grande espetáculo do segundo semestre, como foi o Noel 100 Noel em 2010.

Em 2012 conseguimos estabelecer um calendário de ações culturais para o ano. Qualificamos o projeto Toca Fita, realizando edições trimestrais em parceria com o Cine Dunas Cidade, demos início às propostas Ensaio Aberto e Sexta Cover, e fizemos o espetáculo "Não vou me adaptar - 30 anos de Titãs". No blog do Fita, abrimos um espaço semanal de colunas às quartas-feiras, com os colaboradores Rita Germano, Paulo Olmedo, Alisson Affonso e José Daniel, tratando de temas como educação, literatura, artes gráficas, música, enfim, cultura de maneira geral. Foi um ano em que o Coletivo aumentou em grupo, definiu melhor seus objetivos, firmou parcerias e apoiou direta e indiretamente diversas ações e causas relacionadas à arte e cultura. Apoiamos e participamos, por exemplo, de eventos com o NAC Instrumental da Furg e o lançamento do disco de Alexandre Simon, o Poesia no Bar, o show de Pedro Munhoz (promovido pelo grupo Bergamota Cultural), a exposição fôlego de Mayara Floss e Fabiano Trichez, o Fórum Independente de Cultura, o show beneficente da Thecla Phaea, entre outras atividades.

Todos os eventos e intervenções realizados pelo Coletivo são abertos ao público e não têm fins lucrativos. Os recursos que eventualmente são captados através de apoio cultural são empregados na execução e na elaboração do material de divulgação dos eventos. Nossas ideias estão recém saindo do papel para ganhar as ruas e os espaços públicos de Rio Grande. Nossa vontade de ver a cidade mais colorida, cheia de arte, é tão grande que alimenta o coletivo e ainda sobra para contaminar quem encontra os Fitas pelo caminho. Se por acaso vires Fita Amarela por aí, sem choro nem vela, vá chegando e venha ver. A entrada é livre.

Nossos objetivos
  • Valorizar e difundir a obra de artistas rio-grandinos;
  • Facilitar o acesso da comunidade a espetáculos e eventos artísticos, bens culturais de Rio Grande;
  • Estimular a formação de públicos apreciadores da produção artística rio-grandina;
  • Promover espaços de discussão sobre arte e cultura.

Os Fitas








Bruno Alves Pires é produtor fonográfico formado pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel).





Andréia Pires é jornalista, doutoranda em escrita criativa, mestre em história da literatura e autora do livro de contos De solas e asas. Integra o Coletivo Fita Amarela, colabora todo dia 22 na Revista Samizdat, semanalmente com contos ao jornal Diário Popular e publica o que escreve, em primeira mão, no blog www.desolaseasas.blogspot.com.











Bruno Mariano Cerqueira da Silva é engenheiro civil e guitarrista.




Fernanda Patzdorf Cadaval de Macedo é formada em Letras - Português pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Durante a graduação estagiou na Assessoria de Comunicação Social da Furg e participou de duas gestões do Diretório Central dos Estudantes “Carmem da Silva” e foi membro da Executiva Nacional dos Estudantes de Letras - Sul - ExNel. Apaixonada por Literatura e Jornalismo. Trabalha atualmente na Coordenação do Jornal Folha Gaúcha.


Giliard Barbosa faz de tudo um pouco: curte corrida, fotografia, gastronomia, e estuda teclado - mas não toca nada. Escreve desde pequeno aquilo que chama de pseudopoemas. Formado em Letras, é professor de espanhol e mestrando em História da Literatura pela Furg, onde estuda relações entre mito e literatura. Além de vir publicando alguns artigos sobre o tema, dá aulas de Literatura em projetos universitários e atua no grupo de teatro O Flato do Gato, dirigido por Geraldo da Silva. Sempre que uma palavra lhe coça os ouvidos, vai para o blog OCasmurro, depósito do arteiro poeta.
Blog: http://ocasmurro.blogspot.com






Paulo Olmedo
Formado em Letras-Português, pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Atualmente é mestrando do Programa de Pós-graduação em Letras – Mestrado em História da Literatura, pela mesma instituição. Escreve contos e tem experiência na área do audiovisual e teatro. É dono do blog Vida Irreal (http://www.pauloolmedo.wordpress.com/).




Volmar Camargo Junior, o V., nativo de Cruz Alta, ativo em Rio Grande, é poeta, vendedor de livros. professor não praticante, pai do Dimitri. Escreveu os blogs Um resto de café frio, O balcão das artes impuras e Verbo. Escreve agora o Pragas Urbanas Renitentes. Seu primeiro livro em papel é O Balcão das Artes Impuras (Multifoco, 2012).O poema de V. Camargo Junior integra o projeto Pragas Urbanas Renitentes.





Colaboradores
(Uma turma de gente super bacana que colabora ou já deu uma força nos projetos do Fita)

Helena Vasena
Thiago Iankosky
Nelcy Pires
Alisson Affonso
José Daniel Telles
Rita Germano
Leonardo Rechia
Maurício Terra
Rodrigo Fredo
Everton Cosme
Nicholas Lucena
Ju Blasina

Contato
contatofitaamarela@gmail.com
Espaço Fita Amarela - Rua General Câmara, 401, esquina Duque de Caxias. Rio Grande - RS

Um comentário: