sábado, 21 de maio de 2011

1, 2, 3... GRAVANDO!


A partir de hoje, a coluna "1, 2, 3... GRAVANDO", escrita pelo produtor fonográfico Bruno Pires, sobre produção independente, será publicada no blog do Coletivo Fita Amarela quinzenalmente aos domingos.



Começando a gravar?

“O que eu faço?” essa foi uma pergunta que eu já me fiz inúmeras vezes quando estava começando a entrar nesse mundo mirabolante das gravações. Na época eu tinha um computador com 128mb de ram, Pentium celeron 1.0, 20gb de hd e placa de som onboard realtek 16bit e gravava com cool edit 2.1 que era um programinha muito útil por ser multipistas, mas não tinha essas de zilhões de plugins e alternativas, pelo que eu lembro ele tinha um compressor, equalizador e recurso de corta e cola, microfone lesson sm58 e fone de lan house, e mesmo assim eu (e muita gente) me virava nos trinta pra conseguir fazer o tão sonhado registro da própria banda com os amigos, essa gravação ficava longe de ter qualidade de estúdio, mas servia para conseguir shows e mostrar a banda.
Essa época passou e hoje é muito mais fácil e incrivelmente mais barato gravar com qualidade de estúdio, mas com espaço e equipamento reduzido. Nos dias atuais é possível montar um “homestudio” com aproximadamente R$4 mil e boa vontade.

O que é preciso para começar a gravar?

            Basicamente, para gravar é preciso de uma fonte de captação (microfone ou instrumentos plugados), placa ou interface de áudio, computador e uma fonte de reprodução para monitorar.
Vou sugerir um pequeno kit, barato e razoável, para começar a gravar:
-          microfone B1 behringer
-          interface m-audio Fast Track Pro
-          PC com 1gb de ram, processador pentium dual core 1.8, 160gb de espaço no hd
-          Fone sennheiser HD212



Obviamente essa é só uma sugestão de um conjunto enxuto e acessível para começar a gravar. Dá pra conseguir essa brincadeira toda pagando a bagatela de uns R$1500 se pesquisar bem, daí é só começar a gravar. Lembrado: tenha o software de gravação original e diga não a pirataria. :D:D:D

Nos próximos posts vou falar um pouco sobre experiências pessoais de gravação.

Durante o mês eu vou usar esse espaço do blog do Coletivo Fita Amarela para falar um pouco sobre gravação, acústica e produção independente, e espero que os visitantes interessados comentem e assim possamos trocar figurinhas sobre os assuntos.

2 comentários:

  1. Se eu seguir esses passos posso fazer tudo sem ti, então? :P Muito boa a ideia da coluna. Curti!

    ResponderExcluir
  2. Baita idéia. Assim motiva também várias bandas e músicos da cidade a sairem da toca.

    R.Rechia

    ResponderExcluir