terça-feira, 11 de outubro de 2011

Trend e Gil, à meia luz, na cafeteria do cinema


Todos nós, à meia luz, na cafeteria do Cine Dunas Cidade.
O 2º Toca Fita foi assim, bem de leve e aconchegante no fim da segunda-feira, na cafeteria do Cine Dunas. Era pouco mais de 20h quando o Bruninho pegou microfone para anunciar o pocket da Trend. Antes, apresentou o disco Noel 100 Noel, que o Coletivo Fita Amarela vinha prometendo há tempos. Os artistas que participaram do espetáculo serão consultados sobre permitir ou não que o cd seja vendido. Se der certo e todos concordarem, a gente pretende reverter o dinheiro da venda em novos eventos culturais sem fins lucrativos. Patrocínios são luxo em Rio Grande, ainda mais para desconhecidos como nós, Fitas. E a gente pensa que é super do bem transformar o resultado do esforço coletivo que nos deu origem em outras oportunidades para fazer os artistas locais se encontrarem, sempre com porta livre e aberta a quem quiser chegar. Começamos uma lista de pré-venda, com os contatos dos interessados em adquirir o disco para darmos retorno tão logo haja consenso entre os artistas do Noel 100 Noel.

Voltando ao Toca Fita: Tudo o que eu sabia da banda é que era do Cassino, que os músicos eram bastante jovens e gente boa, e que o vocalista - Rafael Rechia Andrada - vezenquando compartilha links comigo no Facebook. Não sou lá grande conhecedora de música, mas fiquei encantada com o que vi e ouvi. Acho que música boa a gente sente que é boa e pronto, sem precisar entender de partitura, afinação de violão, timbre, etc. Intuitivo e bonito, como caminhar na areia.

Teve um momento instrumental (e esses instantes sem voz sempre me deixam ansiosa, como se a melodia fosse desandar a qualquer momento) que me surpreendeu do melhor jeito: a música foi crescendo, crescendo e expressando cada vez mais qualidade e comprometimento com o conjunto da obra. "Quem olha não diz. Como tocam bem", foi o comentário da minha mãe. Eu só ri e sacudi a cabeça, concordando.  Idade nunca foi documento...

Em seguida, a Gil (só Gil, sem Silveira) assumiu o microfone, o banquinho e o violão. Eu vi muito ao vivo ela cantando "Último desejo" no show Noel 100 Noel (a penúltima faixa do disco) e passei dias cantando aquele trecho: "Diga que você me adooooora/ Que você lamenta e chora/ A nossa separação", laralá. E morrendo de inveja da voz da guria. Sabia que a parte dela seria contentamento garantido. Não deu outra: arrancou com Djavan e se soltou. Mostrou a música de trabalho que, desculpem, não anotei o nome. Convidou para uma palhinha o Mr. Jones, parceiro do espetáculo Noel 100 Noel que tinha acabado de chegar, mas a participação dele ficou para outro dia. 3º Toca Fita, quem sabe? E o show rolou assim até o final, na manha, clima de abraço, as janelas do cinema abertas, a sombra e o som da cantora refletindo na esquina da Andradas com a Luiz Loréa. O Bruninho deu um pulo na rua e viu que tinha várias pessoas ouvindo lá de baixo. Perderam de subir.

Destaques da noite: a acolhida do pessoal do Cine Dunas, todos sempre tão gentis e incentivadores da cultura rio-grandina. Lembrando que segunda-feira é o dia que o cinema não exibe sessão, então eles cederam o espaço e nos acompanharam por ter, pelo menos, um pouco de fé no trabalho coletivo. Gentileza têm de sobra. E o público que prestigiou a Trend e a Gil, alguns amigos que sempre compartilham as coisas do Fita e outros recém chegando, conhecendo, fazendo amizade. Esperamos que voltem e que tragam a família, os vizinhos, os amores... Nesse dia seguinte ao 2º Toca Fita, nós do Fita estamos todos muito gratos. Aos que nos ajudaram a produzi-lo e aos que ficaram em casa torcendo para que desse tudo certo. E deu! Até a próxima.


Obs.: a lista de pré-venda do disco Noel 100 Noel ainda está rolando. Se quiser reservar um cd, entra em contato conosco pelos coments, e-mail, por telefone, sinal de fumaça...


Andréia Pires, fitamarelando. 
Cliques
Trend
 

Gil



Um comentário: