terça-feira, 26 de abril de 2011

Fita Amarela Entrevista

Bruno Pires, produtor fonográfico e integrante 
do Coletivo Fita Amarela explica o projeto Toca Fita


Fita Amarela: Qual é a proposta do Toca Fita?
Bruno Pires: A proposta do Toca Fita é proporcionar a comunidade um evento de arte, mais especialmente de música, em que artistas da região mostram seu trabalho e interagem diretamente com o público. No evento, duas bandas apresentam um “pocket show” de aproximadamente trinta minutos cada. O Coletivo propõe a apresentação de duas bandas por evento, com set reduzido, para que a interação vá além da relação artista e público. A idéia é incentivar a troca de experiências entre os próprios artistas. 

Quanto à remuneração, embora eu acredite que o ideal seja o artista receber cachê, por estarmos começando o trabalho do Coletivo Fita Amarela, ainda não temos condições para bancar financeiramente os artistas. Com isso claro e pensando em retribuir a colaboração dos participantes do Toca Fita, o Coletivo oferece a cada convidado a gravação de uma canção autoral. Mais do que registro do evento, a reunião do material em áudio irá integrar a coletânea virtual Toca Fita, com lançamento previsto para o início de 2012.

FA: Por que o Cine Dunas Cidade será o lugar da primeira edição do evento?
BP: Pensamos em diversos lugares na cidade para apresentar o Toca Fita e escolhemos o Cine Dunas Cidade porque é um lugar que transpira arte, tem um ambiente superbonito e acolhedor, infraestrutura perfeita para o formato do evento e, na minha opinião, o melhor café expresso da cidade. Acredito também que concentrando diversas formas de arte em um mesmo lugar podemos cativar diversos públicos e estimular uma cultura de prestígio da arte local.

FA: Quais serão as atrações do primeiro Toca Fita?
BP: O primeiro Toca Fita chega com a banda Tangerines e o projeto musical Aos Quatro Cantos. A Tangerines é composta por Marcos Alaniz na bateria e vocal, Régis Garcia no baixo e vocal, Sandro Mendes no teclado e vocal, Luiz Young na guitarra e no vocal e Marcos F. na guitarra e vocal. A banda de rock apresenta um trabalho autoral do gênero indie rock da melhor qualidade com belos arranjos vocais.

O grupo Aos Quatro Cantos, composto por Beto Federal, Lunar, William Tavares e o já conhecido colaborador do Fita, Guilherme Curi, apresentam um espetáculo rico em letras e melodias que mexem com o sentimento e o pensamento do público.

FA: O Coletivo Fita Amarela tem uma série de eventos planejados, todos com entrada livre prevista. O que isso representa culturalmente para a cidade, na tua opinião?
BP: Aposto na porta aberta dos eventos do Fita para facilitar o acesso da comunidade a diversas manifestações de arte. Acredito que só assim é possível despertar nas pessoas o hábito de prestigiar a arte local e da região. Muitas pessoas reclamam que na cidade nunca acontecem eventos e espetáculos abertos ou em locais públicos como é comum em capitais e em algumas cidades do interior do Rio Grande do Sul também, por isso o Coletivo vem com essa proposta de evento com entrada franca, assim todo e qualquer interessado, curioso, entendido ou não pode chegar e apreciar e contribuir com a arte e cultura de Rio Grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário