quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Literatura de Quinta, por Mayara Floss


O passarinho


Certo dia ganhei um passarinho numa gaiola. Olhei bem o passarinho colorido e decidi abrir a gaiola, não fazia sentido ele viver ali. Fiquei observando. Quando voltei a noite o passarinho ainda estava na gaiola, acho que se assustou com a liberdade. Tentei tirá-lo da gaiola, fez um voo desajeitado e ficou nitidamente irritado comigo. Sai e deixei a gaiola ali, e o passarinho livre. No outro dia de manhã tinha um ninho dentro da gaiola. O passarinho cantou olhou para mim e voou até um poste próximo, depois voltou com mais um pedaço da sua casa, parecia feliz. Construiu seu ninho ali, o passarinho não entendia a liberdade. Pendurei a gaiola no quintal, bem longe da minha agitação. Em baixo de uma árvore. E ele ficou lá, construindo seu ninho em baixo dos galhos da árvore, preferindo a gaiola. Passarinho eu pensava, porque fazes isso? Depois pensei que é mais fácil viver olhando sempre para o mesmo lugar, seguindo o mesmo caminho. Qualquer dia ele vai partir, assim espero. Nem que seja para uma gaiola maior. 

______

Mayara Floss é acadêmica de medicina na Universidade Federal de Rio Grande e também escritora. Em 2009 lançou o livro de poesias “Falta um poema...”, em 2012 o livro “Fôlego” de poesia e fotografia e participou da organização e editoração junto com Pedro Porciúncula do livro “Poetas de Pijama”. Desde 2009 tem o blog Entre-primos que desenvolve com o primo, o fotógrafo Fabiano Trichez. Toca violão e este ano está lançando com o violonista clássico Gilson Antunes os três livros com a temática do violão: “Violão”, “O menino e o Violão” (livro infantil) e “Canhoto - Rei do violão brasileiro” (peça de teatro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário